Gustavo Diogo da Silva, estudante de Suzano, é um dos 50 Jovens Embaixadores

A trajetória do aluno Gustavo Diogo, estudante da rede pública estadual de ensino, até o triunfo em ter conquistado uma das 50 vagas do Programa Jovens Embaixadores 2020

Gustavo Diogo da Silva, matriculado na E.E. Sebastião Pereira Vidal em Suzano, São Paulo, 17 anos, participa do Projeto Esquadrão Democrático, que arrecada roupas e alimentos para a doação a famílias carentes e promove eventos sociais aos finais de semana para integração da escola com a comunidade onde está inserida. Concorreu com mais de 7.000 candidatos de todo o Brasil. Neste ano, por questões de mudanças no sistema de inscrição, muitos candidatos já foram automaticamente eliminados pelo sistema já na fase de pré-inscrição. Após uma série de etapas, que incluiu a apresentação de documentos comprobatório dos pré-requisitos, exames escrito e oral, entrevistas e visitas domiciliares, a Embaixada Americana recebeu a documentação de 157 excelentes semifinalistas, e Gustavo era um deles… Ao final de um minucioso processo de revisão de todos os documentos, no dia 30 de outubro de 2019, Gustavo obteve uma façanha ao conquistar uma das 50 vagas para o Programa Jovens Embaixadores 2020. Representante da SEDUC-SP, sonha um dia conhecer o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Sr. Rossieli Soares da Silva.

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, implementada em parceria com instituições dos setores público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e todas as Secretarias Estaduais de Educação, os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além de empresas Federal Express (FedEx), Merck Sharp & Dohme (MSD), IBM, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e SM Tour. Além disso, também com o apoio institucional do Canal Futura, do Movimento Todos pela Educação e do grupo Mais Unidos.

O programa visa beneficiar estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

O programa acontecerá no mês de janeiro de 2020, começando em Brasília com orientação pré-partida e entrevista de visto de entrada nos Estados Unidos. Depois disso, rumo aos EUA, em Washington, D.C., começando com visitas guiadas a pontos históricos/culturais, reuniões nos Departamentos de Estado e de Educação, participação em seminários/oficinas sobre protagonismo juvenil, justiça social e voluntariado. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde além de ser hospedado por uma família americana, Gustavo frequentará aulas em escolas públicas da região, participará em atividades de voluntariado e fará apresentações sobre o Brasil. Enfim retornarão a Brasília para uma sessão de avaliação do intercâmbio dos projetos de impacto social. E finalmente, após esta avaliação, retorno deste Jovem Embaixador para Suzano, São Paulo.

O programa arcará com todas as despesas inerentes à programação oficial, dentre elas:

  • Visto de entrada nos Estados Unidos;
  • Passagens aéreas internacionais e domésticas (Brasil/EUA);
  • Hospedagem e alimentação em Brasília e nos Estados Unidos;
  • Implementação/coordenação das agendas em Brasília e nos Estados Unidos;
  • Kit básico de inverno (casaco, luvas, gorro, cachecol, meias).

A única despesa que Gustavo terá é o pagamento da taxa de emissão do passaporte brasileiro.

 

Desta forma, nós da Diretoria de Ensino da Região de Suzano, desejamos  a você, Gustavo, muito sucesso e realizações neste novo projeto que irá alavancar ainda mais seu potencial, ampliando o horizonte e ao mesmo tempo, destacando-o como um exemplo  na Educação Pública, transformando-o em modelo para seus colegas e as suas respectivas comunidades.

Comissão Regional do Programa Jovens Embaixadores da Diretoria de Ensino da Região Suzano

 

Exame oral – confecção de um poster que represente um Jovem Embaixador

 

Exame escrito – candidato “solo”

 

Visita à casa do candidato

 

Professor Fábio, responsável pelo Projeto Esquadrão Democrático

 

Da direita para a esquerda… Patrícia Moura (Prof. Inglês), Marcia Buto (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Estrangeira Moderna (PCNP LEM), Gustavo Diogo (Jovem Embaixador 2020), Angela Tibagy (Supervisora de Ensino) e Prof. Tatiana Bento (Prof. Inglês).

 

Em caso de dúvidas entrar em contato com o Comitê Regional do Programa Jovens Embaixadores, pelo telefone: 4746-7218, falar com a Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Estrangeira Moderna (PCNP LEM), Marcia Buto ou pelo e-mail: buto@prof.educacao.sp.gov.br.