Sala de Leitura – Projeto Fábrica de Histórias

Salas de Leitura encerram o Projeto “Fábrica de Histórias: valorizando o outro através da memória e da imaginação”

 

Em 2017 os Professores Responsáveis pelas Salas de Leitura da DER-Suzano desenvolveram o Projeto “Fábrica de Histórias: valorizando o outro através da memória e da imaginação”, que visou incentivar a produção textual escrita num contexto lúdico e socialmente significativo, com quatro etapas principais: encontro com convidados para ouvir suas histórias reais, produção de uma narrativa de ficção a partir dos relatos orais ouvidos, adaptação do texto produzido para socialização aos convidados e o reencontro com eles.

Os convidados para relatar suas histórias de vida foram, em sua maioria, idosos. Três escolas tiveram a oportunidade de realizar os encontros em Casas de Repouso. Foi encantador presenciar o carinho, o respeito, o envolvimento e o talento dos jovens para homenagear esse público tão especial que se tornou protagonista das histórias inventadas. Os alunos sentiram-se à vontade para conversar, abraçar, brincar, cantar, ler e encenar suas histórias. Um dos objetivos do Projeto foi oportunizar contextos de interações sociais e de valorização do outro, de suas histórias e memórias, para fortalecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Em outras escolas foram convidados membros da equipe gestora e comunidade, professores e funcionários, alguns já aposentados. Através de um percurso lúdico de incentivo à produção de narrativas, eles tornaram-se heróis, princesas, piratas, índios, animais e muito mais, encantando a todos que puderam estar presentes nesses reencontros que ocorreram em novembro e dezembro. Até mesmo a leitura da reescrita do relato de suas vidas emocionou aos convidados.

Os professores apresentaram uma avaliação muito positiva da participação de todos os envolvidos, destacando o interesse e dedicação dos alunos e professores parceiros e o apoio e incentivo das Equipes Gestoras. Muitos já pedem a continuidade em 2018. Em janeiro a trajetória deste Projeto será compartilhada através de vídeo postado no Youtube.