Arte. Essa linguagem de potência inquestionável que ousa e se aventura a falar de acontecimentos e percepções da vida pela voz de fazedores de práticas artísticas, sejam ou não artistas.
SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo. Linguagens Códigos e suas Tecnologias. p. 145 .2010.
OBJETIVO GERAL;
Implementar as Orientações Curriculares e Didáticas do Ensino da Arte – Ed. Fundamental Anos Iniciais – Linguagem Artes Visuais.
Por meio da Roda de Conversa inicial, vamos diagnosticar os saberes do grupo sobre o ensino de Arte para segmento EF – Anos iniciais – Linguagem: Artes Visuais.
Apresentação do Documento:
Orientações Curriculares e Didáticas de Arte – E.F. Anos Iniciais por ano
Objetivo: Conhecer as Expectativas de Aprendizagem; Conteúdo; Proposições; Avaliação. Atividade pautada na necessidade de apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade se aprendizagem dos alunos em Arte no EF – anos iniciais.
Encaminhamento: Divisão dos professores em grupo e desenvolvimento das proposições indicadas por ano.
Sistematização do Conhecimento
Objetivo: Compartilhar o processo de criação, por meio do desenvolvimento das proposições
Encaminhamento: Exposição das produções artísticas.
Despertando os sentidos – Adaptação curricular.
Objetivo: Despertar sensações por meio de texturas.
Roda de Conversa
Objetivo: Comentar as diferentes sensações provocadas pelas texturas
Roda de Conversa Final
Objetivo: Verificar e avaliar as atividades desenvolvidas
Encaminhamento: Intervenção das formadoras por meio de PPT quanto as Expectativas de Aprendizagem; Conteúdo; Proposições; Avaliação, para o Ensino de Arte para Educação Fundamental Anos Iniciais