Estágio Supervisionado Remoto – 2021

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – 2021 – DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SUZANO.

INTRODUÇÃO:

O Estágio Supervisionado de cunho obrigatório para os Cursos de Licenciatura, e essencialmente pedagógico, é um espaço de aprendizagem da profissão docente, desenvolvido no âmbito socioeducacional da Unidade Escolar.

Nesse campo educacional o Licenciando terá a oportunidade de antecipar os vínculos com a Unidade Escolar e vivenciar a inter-relação teoria e prática

Em virtude da pandemia de Corona vírus (Covid 19), o Estágio Supervisionado será realizado com uma carga horária de:

  • 100% REMOTA quando estivermos na FASE EMERGENCIAL, FASE ROXA, FASE VERMELHA OU FASE LARANJA do Plano São Paulo;
  • 30% REMOTO E 70% PRESENCIAL quando estivermos na FASE AMARELA E VERDE do Plano São Paulo.

 

FUNDAMENTO LEGAL:

Lei nº 11.788/2008, Decreto nº 64.879/2020, Indicação CEE nº 192/2020 de 18/03/2020, Deliberação CEE nº 177/2020 de 19/03/2020, Parecer CEE nº 109/2020 de 16/04/2020, Deliberação CEE nº 87/2009, Comunicado EFAPE de 28/07/2020 – Orientações para o estágio remoto, Deliberação CEE 195/2021, Deliberação CEE 196/2021 e Parecer CEE 69/2021.

 

PROCEDIMENTOS PARA O LICENCIANDO:

Para que o Licenciando, seja incluído no Programa de Estágio Supervisionado da Diretoria de Ensino – Região Suzano, orientamos que seja encaminhado para o   e-mail: estagioremotosuz@gmail.com os seguintes documentos:

  • CARTA DE ENCAMINHAMENTO: (ANEXO 1 – MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – PARA ESTÁGIO NA ESCOLA). Não será aceita a carta de encaminhamento que estiver com dados incompletos.
  • CARTA DE ENCAMINHAMENTO: (ANEXO 2 – MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – PARA ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR NA DIRETORIA DE ENSINO). Não será aceita a Carta de encaminhamento que estiver com dados incompletos.
  • APÓLICE DO SEGURO: (digitalizada), contra acidentes pessoais, de acordo com o parágrafo único do Art. 9º da Lei 11788*2008 e o Art. 4º da Del. CEE 87/2009. (O licenciando deverá retirar junto a Instituição de Ensino Superior.)
  • ATESTADO DE TRABALHO – para estágio supervisionado  na Unidade Escolar ou na Diretora de Ensino (ANEXO 4).

 

PROCEDIMENTOS PARA A DIRETORIA DE ENSINO

Após recebimento e análise dos documentos solicitados será:

  • Publicado, Portaria da Dirigente Regional de Ensino – Região Suzano, de Autorização de Estágio Supervisionado;
  • Encaminhamento do licenciando para uma das 03 opções de escola.

A Unidade Escolar e o licenciando, serão informados por e-mail, que o estágio foi autorizado mediante publicação da Portaria de Autorização da Dirigente Regional de Ensino;

  • Publicação de Portaria da Dirigente Regional de Ensino – Região Suzano, de validação do Estágio Supervisionado, após o recebimento do atestado de conclusão do estágio, enviado pelo diretor da escola. (ANEXO 3 – MODELO DE ATESTADO DO DIRETOR DE ESCOLA DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO).

 

PROCEDIMENTOS PARA A UNIDADE ESCOLAR

Após ser informada por e-mail que o estágio, está liberado, deverá:

Direção da escola:

Atender o candidato e receber os documentos abaixo relacionados por e-mail.

  • Termo de Compromisso do Estágio Supervisionado – (fornecido pela Instituição de Ensino Superior)
  • Apólice de Seguro, (digitalizada), contra acidentes pessoais, de acordo com o parágrafo único do Art. 9º da Lei 11788*2008 e o Art. 4º da Del. CEE 87/2009;
  • Plano de Ação com atividades: 30% Remota e 70%Presencial ou 100% remoto dependendo da fase do Plano São Paulo que estivermos inseridos (vide item2);
  • Analisar e deferir o Plano de Ação, proposto pelo estagiário, elaborado sob orientação do supervisor de estágio supervisionado vinculado à Instituição de Ensino Superior (I.E.S.);
  • Após o encerramento do estágio, o Diretor de Escola emitirá o atestado de conclusão e encaminhará para a Diretoria Regional de Ensino, junto com cópia digitalizada do Plano de Ação devidamente assinado pelo Diretor da Escola com parecer favorável a aplicação do Plano de Ação. (ANEXO 3 – MODELO DE ATESTADO DO DIRETOR DE ESCOLA – CONCLUSÃO DO ESTÁGIO).

Professor Coordenador:

  • Proceder ao acolhimento do licenciando, viabilizar o estágio e acompanhar as ações desenvolvidas em parceria com o Professor Regente da Classe.
  • Garantir a inserção do futuro professor nas vivências escolares.
  • Socializar a grade de atividades e programação escolar com o estagiário.
  • Acolher e criar um ambiente facilitador para a realização de um estágio de qualidade. Dar ciência ao estagiário sobre o desenvolvimento do plano de ação utilizando as plataformas digitais disponíveis;
  • Informar e estabelecer o contato entre o estagiário e o Professor Regente da classe.

Professor Regente da sala de aula:

  • Proporcionar condições para que haja engajamento do estagiário nas atividades concernentes a seu estágio (observação, regência e projetos).
  • Promover condições favoráveis para a realização desse estágio na modalidade remota e presencial, reportando-se ao Professor Coordenador sobre qualquer situação que comprometa a formação do futuro Professor.
  • Oferecer devolutivas ao Corpo Gestor da Unidade Escolar, sobre o processo de desenvolvimento do estágio supervisionado.
  • Registrar a frequência do candidato, e as atividades desenvolvidas diariamente de acordo com o cronograma pré-estabelecido.

 

ANEXOS DE MODELOS DE DOCUMENTOS

ANEXO 1 – Modelo de Carta de Encaminhamento da Instituição de Ensino Superior – para o estágio na escola.

ANEXO 2 – Modelo de Carta de Encaminhamento da Instituição de Ensino Superior – para o estágio na Diretoria de Ensino.

 ANEXO 3– Modelo de Atestado do Diretor de Escola de conclusão das horas de estágio.

ANEXO 4 – Modelo de Declaração de trabalho – para estágio na Diretoria de Ensino e/ou na Unidade Escolar.