Estágio Supervisionado Remoto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO – 2020 – DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SUZANO.

 

INTRODUÇÃO:

O Estágio Supervisionado de cunho obrigatório para os Cursos de Licenciatura, e essencialmente pedagógico, é um espaço de aprendizagem da profissão docente, desenvolvido no âmbito socioeducacional da Unidade Escolar.

Nesse campo educacional o Licenciando terá a oportunidade de antecipar os vínculos com a Unidade Escolar e vivenciar a inter-relação teoria e prática

Especialmente este ano de 2020, em virtude da pandemia de Corona vírus, o Estágio Supervisionado será remoto.

O Estágio Supervisionado Remoto poderá ser realizado na Unidade Escolar (virtualmente) e o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar Remoto poderá ser realizado na Diretoria de Ensino – Região Suzano (virtualmente).

 

 FUNDAMENTO LEGAL:

 Lei nº 11.788/2008, Decreto nº 64.879/2020, Indicação CEE nº 192/2020 de 18/03/2020, Deliberação CEE nº 177/2020 de 19/03/2020, Parecer CEE nº 109/2020 de 16/04/2020, Deliberação CEE nº 87/2009 e Comunicado EFAPE de 28/07/2020 – Orientações para o estágio remoto .

 

PROCEDIMENTOS PARA O LICENCIANDO

Para que o Licenciando, seja incluído no Programa de Estágio Supervisionado Remoto da Diretoria de Ensino – Região Suzano, orientamos que seja encaminhado para o e-mail: estagioremotosuz@gmail.com, os seguintes documentos:

  • CARTA DE ENCAMINHAMENTO (ANEXO 1 – MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – PARA ESTÁGIO NA ESCOLA). Não será aceita a Carta de Encaminhamento que estiver com dados incompletos.
  • CARTA DE ENCAMINHAMENTO (ANEXO 2 – MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – PARA ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR NA DIRETORIA DE ENSINO. Não será aceita a Carta de Encaminhamento que estiver com dados incompletos.
  • MODELO DE DECLARAÇÃO DE TRABALHO (ANEXO 4) – PARA ESTÁGIO NA DIRETORIA DE ENSINO E/OU NA ESCOLA

 

PROCEDIMENTOS PARA A DIRETORIA DE ENSINO

Após recebimento e análise do documento solicitado será:

  • Publicado, Portaria da Dirigente Regional de Ensino – Região Suzano, de autorização de Estágio Supervisionado Remoto;
  • Encaminhamento do licenciando para a escola pretendida ( A Unidade Escolar e o licenciando, serão informados por e-mail da Diretoria de Ensino, que o estágio foi autorizado ,mediante publicação da Portaria de autorização da Dirigente Regional de Ensino;
  • Publicação de Portaria da Dirigente Regional de Ensino – Região Suzano, de validação do Estágio Supervisionado Remoto, após o recebimento do atestado de conclusão do estágio, enviado pelo diretor da escola. (ANEXO 3 – MODELO DE ATESTADO DO DIRETOR DE ESCOLA DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO).

 

PROCEDIMENTOS PARA A UNIDADE ESCOLAR

Após ser informada por e-mail que o estágio, está liberado, deverá:

 Direção da escola:

 Atender o candidato e receber os documentos por e-mail.           

  • TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – (fornecido pela Instituição de Ensino Superior)
  • APÓLICE DE SEGURO, (digitalizada), contra acidentes pessoais, de acordo com o parágrafo único do Art. 9º da Lei 11788*2008 e o Art. 4º da Del. CEE 87/2009;
  • Plano de Ação Remoto;
  • Analisar e deferir o Plano de Ação Remoto proposto pelo estagiário e elaborado sob orientação do supervisor de estágio supervisionado remoto vinculado à Instituição de Ensino Superior (I.E.S.);
  • Após o encerramento do estágio, o Diretor de Escola emitirá o atestado de conclusão do estágio remoto e encaminhará para a Diretoria Regional de Ensino, junto com cópia digitalizada do Plano de Ação devidamente assinado pelo Diretor da Escola com parecer favorável a aplicação do Plano de Ação.(ANEXO 3 – MODELO DE ATESTADO DO DIRETOR DE ESCOLA – CONCLUSÃO DO ESTÁGIO).

 

Professor Coordenador:

  • Proceder o acolhimento do licenciando, viabilizar o estágio e acompanhar as ações desenvolvidas em parceria com o Professor Regente da Classe.
  • Garantir a inserção do futuro professor nas vivências escolares.
  • Socializar a grade de atividades e programação escolar com o estagiário.
  • Acolher e criar um ambiente facilitador para a realização de um estágio de qualidade. — Dar ciência ao estagiário sobre o desenvolvimento do plano de ação utilizando as plataformas digitais disponíveis;
  • Informar e estabelecer o contato entre o estagiário e o Professor Regente da classe.

 

Professor Regente da sala de aula:

  • Proporcionar condições para que haja engajamento do estagiário nas atividades concernentes a seu estágio (observação, regência e projetos).
  • Promover condições favoráveis para a realização desse estágio na modalidade remota, reportando-se ao Professor Coordenador sobre qualquer situação que comprometa a formação do futuro Professor.
  • Oferecer devolutivas ao Corpo Gestor da Unidade Escolar, sobre o processo de desenvolvimento do estágio supervisionado remoto.
  • Registrar a frequência do candidato, e as atividades desenvolvidas diariamente de acordo com o cronograma preestabelecido.

 

IMPORTANTE: DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788/2008 NO SEU ARTIGO 10, INCISO II, NÃO PODERÁ ULTRAPASSAR 06 HORAS DIÁRIAS DE ESTÁGIO.

 

ANEXOS DE MODELOS DE DOCUMENTOS

ANEXO 1Modelo de Carta de Encaminhamento da Instituição de Ensino Superior – para o estágio na escola.

ANEXO 2Modelo de Carta de Encaminhamento da Instituição de Ensino Superior – para o estágio na Diretoria de Ensino.

ANEXO 3 – Modelo de Atestado do Diretor de Escola de conclusão das horas de estágio.

ANEXO 4 – Modelo de Declaração de Trabalho – para estágio na Diretoria de Ensino e/ou na escola

 

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, DEVERÁ SER FORNECIDO PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (I.E.S.)