RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES

Ressignificando os espaços e tempos escolares – as nossas histórias

É sabido por todos que em tempos de pandemia tivemos tolhidas as ações que nos reuniam. Por conta disso, nos afastamos de nossas tarefas presenciais de trabalho e até mesmo nos isolamos de familiares, amigos e colegas. Na escola não foi diferente, tivemos que nos reinventar para não deixar nossos estudantes longe dos objetos de conhecimento, das histórias dos livros, do contato com o professor e dos amigos, de fato, foi um período muito difícil!

 Objetivos gerais

“Ressignificando os espaços e tempos escolares – as nossas histórias” é um livro de produção textual que tem como objetivos gerais:

  • Envolver o estudante em projetos de leitura e escrita no contexto escolar;
  • Auxiliar o estudante a adquirir prática de pesquisa de temáticas relevantes a sua trajetória escolar;
  • Incentivar a criação da capa do livro pelo estudante (protagonismo);
  • Envolver o estudante em estratégias de leitura e escrita, objetivando a escrita de textos de seu cotidiano etc

 Participantes

O público-alvo do projeto conta com os estudantes da Educação Básica (Escolas Parciais e do PEI), do 1º Ano dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, até a 3ª série do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todos os Professores da escola, das Salas de Leitura e demais participantes do universo escolar. Os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das diferentes áreas de conhecimento:

  • 62 Escolas dos municípios de Suzano e Ferraz de Vasconcelos;
  • 207 Estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • 94 Professores(as) das Salas de Leitura e de outros componentes curriculares;
  • 40 Supervisores (as) de Ensino e Professores (as) Especialistas do Currículo (PEC).

Textos trabalhados em conformidade com o Currículo do Estado de São Paulo:

Acrósticos – 1º Anos de Ensino Fundamental; Poemas visuais (concreto); crônicas; poesias; textos de opinião; bilhetes; textos informativos (celular, obesidade, doenças, tatuagem etc).

 

Clique na imagem e acesse a produção dos alunos.